segunda-feira, 29 de julho de 2013

A VERDADEIRA PAZ

"O Senhor da paz vos conceda a paz em todo o tempo e em todas as circunstâncias. O Senhor esteja com todos vós." 
2 Tessalonicenses 3:16



PAZ. Muitos a procuram, muitos a desejam, muitos a sentem. Mas todos a têm?
O que é verdadeiramente a paz?

No dicionário podemos encontrar várias definições para a palavra paz:
PAZ - Calma, quietude, sossego, tranquilidade, ausência de guerra etc.

Mas no Reino de Deus, a paz está além destas definições.

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”
Romanos 14:17

Todo aquele que tem comunhão com Deus precisa manter a paz. A paz não é necessariamente a ausência de tempestades, mas uma tranquilidade interior quando passamos pelas lutas.

Jesus não nos prometeu que teríamos tempos fáceis, mas nos pediu para que tivéssemos paz no coração.

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
João 16:33

Mas que paz é esta? É a paz que recebemos de Jesus juntamente quando O recebemos como Senhor de nossas vidas.
Por amor a nós, Jesus levou consigo na cruz todas as nossas ansiedades, medos, temores. E nos deixou a Sua paz.

Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.”
João 14:27

"Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados."
Isaías 53:5
  
PAZ INTERIOR – AUSÊNCIA DE CONFLITOS E INQUIETAÇÕES INTERIORES

A paz não é simplesmente um estado psicológico ou espiritual. Ela é a resposta de Deus em nossas atitudes e decisões. Quando sabemos que Deus aprova ou não uma decisão nossa? Quando a paz reina em nossos corações. Ela não é transitória, de momento. É autêntica. É aquela que brota em nossos corações mesmo quando tudo não está bem. Mesmo quando estamos no meio do deserto. Estamos em paz quando a percebemos em nosso interior.

Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só Tu me fazes repousar seguro.”
Salmos 4:8

Quantos de nós não chegamos na igreja com inquietações interiores, preocupações que chegam até a ansiedades e stress e muitos até só conseguem dormir com tranquilizantes e antidepressivos? É o amor de Jesus que nos livra de todas estas angústias.

“No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.”
1 João 4:18

Muitas pessoas atentam contra suas próprias vidas porque desanimam. Creem que seus problemas não terão mais solução. Elas precisam conhecer o sobrenatural de Deus.

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,”
Gálatas 5:22

Existem pessoas que costumam viver uma paz superficial. Vivem pela paz que há no mundo, ou seja, vivem a paz exterior. Se o mundo está em guerra, não há tranquilidade, se reina a calmaria, o mundo está em paz. Esta paz é passageira, pois tende a acabar com o passar do tempo. E mesmo que volte em alguma ocasião, ela é transitória. É uma falsa paz. 

Uma situação externa bem sucedida não nos garante a paz interior. Devemos é guardar os nossos corações para que tenhamos a paz de Deus, pois é de lá que provém a fonte de nossas vidas.

“Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.” 
Provérbios 4:20-24

Qual o homem que enveredando pelo caminho mal, terá paz no coração? A Palavra de Deus e Seus mandamentos são o caminho para que tenhamos paz.

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus."
Filipenses 4:7

A paz guarda, isto é, protege mente e coração de ficarem aturdidos por conflitos, temores e ansiedades, mesmo quando as circunstâncias forem adversas, sabemos que o Senhor está conosco e não nos deixará perecer no turbilhão da vida. 

“Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço.”
Salmos 119:165

A bíblia sempre tem uma resposta para as nossas necessidades!
É o amor de Jesus que nos transforma e nos dá a verdadeira paz.

E se alguém ainda tem passado por dificuldades, problemas de qualquer natureza, até mesmo decepcionado, frustrado com as atitudes de alguém querido, próximo; se alguém ainda não se libertou de seus temores, medos, angústias, clame ao Senhor Jesus para que Ele reine em sua vida, pois é nEle que encontramos a verdadeira paz; constante e permanente.

"Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz."
Isaías 9:6

O Senhor nos garante reinar com Ele em perfeita harmonia e paz. Ele trará justiça sobre todos. Tanto aos que se desviam de Seus caminhos, quanto aos que diante dEle se curvam e permanecem firmes. Estes últimos serão dignos de Sua glória.

"Ainda que se tenha compaixão do ímpio, ele não aprenderá a justiça; na terra da retidão ele age perversamente, e não vê a majestade do Senhor. Erguida está a tua mão, Senhor, mas eles não a veem! Que vejam o teu zelo para com o teu povo e se envergonhem; que o fogo reservado para os teus adversários os consuma. Senhor, tu estabeleces a paz para nós; tudo o que alcançamos, fizeste-o para nós."
Isaías 26:10-12

"Regozijem-se com Jerusalém e alegrem-se por ela, todos vocês que a amam; regozijem-se muito com ela, todos vocês que por ela pranteiam. Pois vocês irão mamar e saciar-se em seus seios reconfortantes, e beberão à vontade e se deleitarão em sua fartura." Pois assim diz o Senhor: "Estenderei para ela a paz como um rio e a riqueza das nações como uma corrente avassaladora; vocês serão amamentados nos braços dela e acalentados em seus joelhos. Assim como uma mãe consola seu filho, também eu os consolarei; em Jerusalém vocês serão consolados".
Isaías 66:10-13

No amor de Cristo,

Tânia Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário