quinta-feira, 28 de novembro de 2013

POR QUE BUSCAR A JESUS?

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” 
(Mateus 6:3)



"Buscar a Jesus" é um termo bastante usado por nós cristãos. Mas qual a verdadeira motivação para que O busquemos? De que princípio partimos? O que Jesus representa verdadeiramente em sua vida? Quem Jesus é, para você? Antes de pensar em responder a esta pergunta, precisamos saber quem somos nós, porque estamos aqui.

Nós não somos o que vemos nem mostramos para o mundo. Isso é nossa “carcaça”. Somos formados basicamente por três elementos. CORPO, ALMA (MENTE/CORAÇÃO) E ESPÍRITO. Deus é o nosso criador, que nos criou à Sua imagem e semelhança. Ora, se Deus é espírito, logo, nós também somos espíritos.

Após essa criação, Ele nos introduziu aqui nesta terra. Mas para que isso fosse possível, teria que haver “algo” que resistisse a esta terra. E nos fez habitar numa “matéria” (CORPO). E para que nós (ESPÍRITO) pudéssemos “agir” através do nosso corpo, seria necessário termos uma ALMA (mente).


“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2:7)

Ou seja. Somos um ESPÍRITO, que age com a ALMA, através de um CORPO.

No coração de Deus foi gerado um propósito eterno que é ter uma família com muitos filhos, semelhantes a Jesus (Deus fala de caráter) para louvor da Sua glória.

“Criou Deus o homem a sua Imagem os abençoou e lhes disse: sede fecundos multiplicai-vos enchei a terra e sujeitai- a(..)” (Gênesis 1:27-28)

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes a imagem do seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos " (Romanos 8:29)

Mas este propósito foi momentaneamente “quebrado”, quando o pecado entrou na vida do homem.

O pecado de Adão foi que ele decidiu viver independente da vontade e do propósito de Deus. Deus ao criar Adão, provou a sua submissão. Colocou diante dele duas árvores especiais que nos revelam dois princípios de vida:

A árvore do conhecimento do bem e do mal e a árvore da vida. (Gênesis 2:9) Se Adão comesse da árvore do bem e do mal, estaria dizendo para Deus que as questões do bem e do mal ele decidiria, independente da vontade de Deus. O fruto desta árvore era a morte ou vida separada de Deus.

Mas se Adão comesse da árvore da vida, estaria dizendo para Deus que as questões do bem e do mal ele decidiria de acordo com a vontade de Deus e não a sua. O fruto desta árvore era a vida com Deus. No entanto, Adão decidiu viver independente da vontade de Deus.

E até hoje, todo homem já nasce pecador, pois nossa natureza é pecaminosa, através de Adão.

Por acaso não é este o problema básico do homem? Ou vive para a sua vontade ou vive para a vontade de Deus! E nós, por nascermos com a natureza de Adão, herdamos as consequências de seu pecado.

“Portanto, assim como por um homem (Adão) entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos (em Adão) pecaram ... " (Romanos 5:12)

Muitos sonham com um ótimo emprego, um ótimo casamento, um futuro promissor. Buscam a profissão mais rentável. Buscam no próprio ser humano a felicidade plena. Buscam na satisfação do próprio ego o prazer da plena realização. Essas são as “nossas vontades”. Posso afirmar que tudo isso é possível conseguir sim, pois quem busca encontra. Assim como Adão buscou a independência de Deus e a encontrou.

Mas quando somos revelados desta verdade e compreendemos que não há salvação pelo pecado, pois o salário do pecado é a morte (Romanos 6:2), passamos a buscar a Jesus, pois a salvação em Cristo é o meio que Deus empregou para restaurar o Seu propósito eterno. Pois tudo que perdemos em Adão, agora é restaurado em Cristo.

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5:17)

Você está em Cristo ou em Adão? Em quem você quer estar? Se queremos estar em Cristo, deveremos conhecê-lO, ou seja, buscá-lO.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6)

Já experimentou buscar a Jesus? Não digo somente por agradecimento a tudo conquistado e realizado. Mas pelo que Ele é. Pela Sua plenitude.

Buscar a Jesus é como se aproximar de alguém e ter intimidade com este alguém. Pois Ele “É” uma pessoa. Jesus morreu crucificado e todos sabem disso. Mas Ele ressuscitou! E é disso que muitos precisam se dar conta. ELE VIVE! É o único Deus vivo. O único que está assentado à direita do Pai. E lá, este mesmo Jesus, intercede por nós.

Seu túmulo está vazio. Seu corpo ascendeu aos céus. Não existe sepultura. Muitos heróis da fé, grandes homens e mulheres já morreram, mas seus corpos foram sepultados e como corpos corruptíveis, apodreceram no pó da terra. Assim também será o fim de nossos corpos.

"Então, se todos teremos o mesmo fim, por que buscar a Jesus? Para que?"
Porque é através dEle que nós (ESPÍRITO) estaremos junto ao Pai, quando nossos corpos não mais resistirem ao tempo nesta terra. Pois Ele foi o ÚNICO que nesta terra não se fez pecador, pois Sua natureza era divina.

“Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21)

“Mas, então, você está querendo dizer que, se não buscarmos a Jesus, não estaremos com Deus na eternidade?”
A resposta é: SIM!

Porque, então, Deus mandaria Seu único filho para morrer por nós? Que sentido isso faria a você, se não fosse para buscarmos a Ele? Deus poderia simplesmente estender Suas poderosas mãos e nos resgatar novamente para Si, para desfrutarmos a vida eterna com Ele.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

Jesus tornou-Se o nosso mediador; a nossa ponte. O nosso acesso ao Pai. E somente através dEle, poderemos fazer parte da família de Deus. Poderemos nos reconciliar com O Pai e sermos participantes do Seu propósito eterno. Lembra-se de "quem" nós somos?

"Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade." (1 Coríntios 15:53)

Portanto, busque a Jesus, mas busque-O não pelo que Ele pode fazer em nossas vidas, mas pelo que Ele hoje já representa para nós. Pelo que Ele É. Porque, quando passamos a crer em tudo o que Ele nos ensina, passamos a receber todas as outras coisas. E diferentemente de Adão, com a aprovação de Deus, nos submetendo a toda Sua vontade.

"Se esperarmos em Cristo só nesta vida somos os mais miseráveis de todos os homens." (1 Coríntios 15:19)


“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16:24)

No amor de Jesus,
Tânia Monteiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário